VORTEX - Grupo de Mecânica dos Fluidos de Escoamentos Complexos

Oportunidades no VORTEX
Data: 01/12/2012
Local: Universidade de Brasília

O Grupo VORTEX atua nas Linhas de Pesquisa e oferece aos alunos oportunidades de desenvolvimento de pesquisa em n√≠vel de inicia√ß√£o cient√≠fica, mestrado e doutorado na √°rea de modelagem, experimenta√ß√£o e simula√ß√£o de escoamentos de fluidos complexos e sistemas particulados, turbul√™ncia pariental e aeroac√ļstica computacional. Dependendo do hist√≥rico escolar e das indica√ß√Ķes acad√™micas do candidato poder√£o ser concendidas bolsas de estudo vinculadas a √≥rg√£os de fomento (CAPES, CNPQ) como tamb√©m bolsas complementares oriundas de projetos de pesquisas do grupo.

Para os alunos de gradua√ß√£o interessados em se candidatar a uma bolsa de inicia√ß√£o cient√≠fica junto ao Grupo, os requisitos s√£o: i) ter interesse em Mec√Ęnica dos Fluidos, ii) apresentar um hist√≥rico escolar refletindo um √ćndice de Rendimento Acad√™mico (IRA) ou equivalente maior ou igual a quatro (4) e iii) ser entrevistado por um dos Docentes permanente do grupo. Os casos considerados excepcionais ser√£o sempre avaliados.

Para os alunos interessados em desenvolver uma pesquisa em n√≠vel de p√≥s-gradua√ß√£o vinculada √†s Linhas de Pesquisa do Grupo, os requisitos s√£o: (i) ter sido aprovado no processo de sele√ß√£o da Comiss√£o do Programa P√≥s-gradua√ß√£o em Ci√™ncias Mec√Ęnicas da Engenharia Mec√Ęnica - UnB (PCMEC / ENM), (ii) possuir t√≠tulo de bacharel e, ou mestrado (no caso de doutorado) em Engenharia Mec√Ęnica, Engenharias afins ou nas √°rea de Ci√™ncias Exatas, particularmente Matem√°tica Aplicada e F√≠sica. Os casos considerados excepcionais ser√£o sempre avaliados.

O grupo também oferece possibilidade de vaga de pesquisador, bolsas diferenciadas por participação em projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento ou desenvolvidos em parcerias com empresas e possibilidade de parceria com universidades no exterior.

Os interessados podem entrar em contato pelo email:. frcunha@unb.br.