Grupo de Mecânica dos Fluidos de Escoamentos Complexos - VORTEX

Objetivos do Grupo:

O Grupo de Mecânica dos Fluidos de Escoamentos Complexos , designado VORTEX, é uma unidade acadêmica de investigação científica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília, que integra professores pesquisadores de diferentes área das ciências exatas e tecnologia.

O VORTEX tem como objetivos:

• Realizar ações de investigação científica e tecnológica, de carácter experimental e teórico, nos domínios cientifícos da mecânica de fluidos de escoamentos complexos, com ênfase no estudo da Microhidrodinâmica e Reologia de sistemas particulados (e.g. suspensões, emulsões), no estudo da Turbulência e da Aeroacústica. Os métodos e abordagens de soluções dos escoamentos envolvem além da modelagem e da simulação computacional tanto em escala micro como macro, o tratamento estatístico das suspensões e a experimentação com base na Reometria.

• Fomentar a interdisciplinaridade, em particular por meio da realização de projetos de colaboração com unidades de investigação nacionais e internacionais na áreas de escoamentos de fluidos complexos.

• Formar recursos humanos de alta qualidade na área da Mecânica dos Fluidos de Escoamentos Complexos, proporcionando assim a formação tanto no nível de graduação como de pós-graduação de jovens que desejem iniciar e ingressar numa carreira científica.

• Estimular intercâmbios e parcerias para o desenvolvimento de pesquisas, a difusão do conhecimento produzido no âmbito da UnB e sua divulgação para a sociedade

• Promover a inovação e a transferência de tecnologia para o setor produtivo.

Financiadores atuais e anteriores:

 
 
© 2012, Grupo de Mecânica dos Fluidos de Escoamentos Complexos - VORTEX
Todos os direitos reservados
Webmasters: frcunha@unb.br , rafaelgabler@unb.br e nunojsdias@gmail.com